Como divulgar hotéis e pousadas
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Dicas de marketing digital para Hotéis e Pousadas

Como divulgar o meu hotel ou a minha pousada na internet? Essa tem sido uma dúvida bastante comum no setor hoteleiro, uma vez que as pousadas e os hotéis dependem basicamente da internet, seja por meio do próprio site ou de sites voltados ao setor hoteleiro.Como divulgar hotéis e pousadas

Com o surgimento dos sites de compras coletivas, tenho notado que alguns hotéis e principalmente as pousadas tem se utilizado dessas estratégias para trazer hóspedes para o local, mas será que essa é uma forma de divulgação realmente eficiente e sustentável ao longo dos anos? Certamente que não, em primeiro lugar uma vez que a empresa pare de colocar ofertas nesses sites, ela não será mais encontrada e logo não terá mais tantos hóspedes, um segundo motivo para essa estratégia a longo prazo não ser considerada boa e além disso ser muito perigosa para o seu negócio, é o fato de você diminuir consideravelmente os seus lucros, imagine você tendo que cobrar um valor menor da diária da sua pousada ou do seu hotel e ainda assim pagar uma porcentagem para o site de compras coletivas, mas isso ocorrendo de forma corriqueira, não seria muito melhor se você tivesse uma forma de divulgação sustentável ao longo dos anos? Então continue lendo esse artigo que você terá dicas sobre como divulgar hotéis e pousadas.

Tenha uma boa presença online

Em primeiro lugar para que você tenha uma boa divulgação na internet, você precisa ter uma boa presença online, pode parecer óbvio, mas não é, vejo dezenas e talvez centenas de pousadas e até mesmo hotéis que não tem um site adequado, novo, moderno, responsivo (leia aqui para saber o que é um site responsivo), com fotos e informações úteis aos usuários como localização, preços etc, a chance dele sair e procurar um outro site é muito grande caso erros como esses citados ocorram.

Ter uma página no Facebook, um canal no YouTube, uma conta no Instagram e no Twitter, também faz parte de se ter uma boa presença online, você poderá usar cada rede social para se comunicar com o seu possível hóspede de maneira mais adequada, imagine que você tenha uma pousada no Rio de Janeiro, pense em quantos vídeos você pode produzir falando sobre as belezas naturais da cidade, opções de lazer, apresentar o circuito de shows e eventos etc. Essa estratégia também deverá ser seguida no Facebook, saia do tradicional “bom dia”, “boa tarde”, interaja com os seus fãs, crie desejo através de fotos, seja diferente, pense diferente.

Esteja bem posicionado no Google

Como já disse anteriormente o setor hoteleiro está na internet, seja ele por meio das redes sociais, através dos próprios sites ou de sites parceiros, então é fundamental que você esteja bem posicionado no Google para a palavra chave “pousada” ou “hotel” e o nome da cidade, por exemplo: “pousada em Búzios” ou “hotel no Rio de Janeiro”, mas você pode ir além, utilize palavras que tenham a ver com o perfil do seu cliente como por exemplo “pousadas para lua de mel em Campos do Jordão”.

Nessa etapa ter um Blog em seu site será fundamental e lhe ajudará muito em termos de posicionamento no Google, uma vez que você poderá colocar artigos que ajudarão a trazer visitantes.

Sites parceiros

Além de gerar tráfego por meio do Google, do YouTube e do Facebook, o ideal é que na sua estratégia de marketing digital para pousada, você esteja em todos os Book Engines de hotéis e pousadas como o Trip Advisor, o Booking.com, Hoteis.com. Há diversos. Se você a sua localização for destino turístico de estrangeiros, esteja nos Booking Engines de outros países também.

marketing digital para pousadas

Depoimentos

Tenha depoimentos de hóspedes também. Uma pousada ou um hotel não se resume a um belo quarto ou uma vista para o mar, os possíveis hóspedes querem saber por exemplo como é o serviço, se as refeições são tão boas quanto aparentam nas fotos, a localização. É importante que você estimule esses depoimentos, conseguir um bom depoimento é fácil, encante o seu hóspede desde o primeiro momento em que ele chega ao local, receba-o com um belo sorriso, faça um atendimento espetacular, humanizado, mostre interesse em saber o que ele gosta de fazer, o motivo de sua viagem e seja pró ativo apresentando as opções que ele tem, pequenos detalhes como esses farão a diferença para um hóspede voltar ao seu hotel ou a sua pousada, mas também indicar aos amigos.

Reconquiste os seus antigos hóspedes

Faça um cadastro dos seus hóspedes e envie emails periódicos com novidades da cidade, dicas, artigos, se relacione com ele, eu mesmo já me hospedei em algumas pousadas, hotéis e até mesmo hostels e nenhum deles entrou em contato comigo após a estadia para fazer um pós-venda eficiente e começar um relacionamento, agora imagine o quão poderosa é essa estratégia se feita de forma eficiente.

Campanhas Segmentadas

Essa dica é importantíssima, você precisa fazer campanhas (seja com página de captura, facebook Ads ou Google Adwords) segmentadas, o que seria isso? Você precisa estudar o perfil do seu hóspede e fazer um tipo de campanha para cada um, pois os fatores que decidem uma compra variam de pessoa para pessoa, ou seja, um casal que busca um final de semana romântico é diferente de um grupo de amigos que deseja aproveitar o feriado, caso você tenha campanhas diferentes pensando em cada público específico, você conseguirá muito mais exito na divulgação do seu hotel ou pousada.

Conclusão

Nesse artigo você leu algumas dicas importantes sobre como divulgar hotéis e pousadas, para você que se pergunta “Como divulgar o meu hotel ou a minha pousada?” Siga essas dicas que com certeza você conseguirá aumentar a sua taxa de ocupação. Se você deseja saber mais sobre o meu trabalho e saber como eu posso ajudar a melhorar a sua presença online e aumentar o seu faturamento através do marketing digital, entre em Contato comigo que eu terei um enorme prazer em poder lhe ajudar.

Você realmente sabe da importância do marketing digital? Saiba que você pode não estar explorando todo o potencial que a internet tem a oferecer, leia agora nesse breve artigo.

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Vicente Barreto

Empreendedor, consultor de marketing digital e especialista em vendas online.

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