Vale a pena vender em sites de compras coletivas?
5 (100%) 1 vote

Os sites de compras coletivas quando chegaram no Brasil viraram uma verdadeira febre, milhares de sites surgiam todos os dias

, assim como em qualquer mercado com grande potencial e que se destaca na mídia, após esse boom, apenas os maiores como por exemplo o Groupon, conseguiram sobreviver no mercado.

Muitos empresários tem utilizado basicamente essa forma como a principal fonte de novos clientes e arriscam todo o seu faturamento mensal e a saúde financeira da sua empresa por ter uma única estratégia.

Neste artigo você irá ler algumas dicas para utilizar os sites de compras coletivas corretamente e aproveitar o real benefício que eles podem trazer para a sua empresa.

Como utilizar os sites de compras coletivas

A função das compras coletivas para a empresa

Quando a moda das compras coletivas iniciou no Brasil, muitos empresários pensaram que seria uma boa estratégia para vender alguns produtos que estavam parados em seus estoques, pensar dessa forma não é errado, mas para anunciar o seu produto ou serviço em um site de compras coletivas, você não pode pensar simplesmente em vender para mais pessoas, você precisa pensar de maneira estratégica, como explicarei mais a frente.

No marketing um dos maiores custos é justamente o de aquisição de novos clientes e é para isso que servem os sites de compras coletivas, é por esse motivo que você precisa pensar muito bem qual oferta vai fazer, qual o desconto irá oferecer, coloque valores realmente baratos, estimule o desejo das pessoas em conhecer a sua empresa pelo menos uma vez.

O empresário que coloca uma oferta em um site como o Groupon ou Peixe Urbano, ele precisa pensar de maneira estratégica, entender que esse tipo de oferta não irá gerar um lucro imediato para a empresa dele e sim trazer novos clientes que irão testar, analisar a experiência com aquela empresa e a partir daí virar um cliente fiel.

O consumidor tem medo de experimentar novos produtos ou serviços, porque não sabe se a qualidade é boa, se o atendimento será adequado, ou seja, se ele terá uma boa experiência com aquela empresa, então você pode utilizar o site de compras coletivas para fazer com o que o cliente conheça a sua empresa, experimente o seu produto ou serviço, para a partir daí você fidelizá-lo, como eu disse anteriormente, o cliente tem medo e não gosta de experimentar novas empresas todos os dias, caso você consiga fazer com que ele tenha uma boa experiência com você, a chance dele voltar a fazer negócios é grande.

Cuidados que deverão ser tomados

  • Atendimento
  • Qualidade do produto/serviço
  • Número de ofertas vendidas

Atendimento

O bom atendimento é fundamental, pode parecer óbvio, mas eu já li muitos casos, em que o atendimento ao cliente do site de compras coletivas era diferente do “cliente normal”, o funcionário claramente não estava preparado para receber esse tipo de cliente.

Entender essa etapa é fundamental, caso o atendimento não seja o ideal, esse cliente irá embora insatisfeito e provavelmente não voltará a empresa, fazendo com que todo o planejamento com a oferta seja em vão.

Qualidade do produto/serviço

A qualidade do produto ou serviço entregue deverá seguir a mesma linha do tópico anterior, o cliente não pode receber um produto com uma qualidade inferior, ele irá se sentir descriminado, imagine uma pessoa que compra um jantar em um restaurante de frutos do mar e ao chegar ao local ela percebe que a porção é menor, essa pessoa irá se sentir enganada.

Número de ofertas vendidas

É preciso ficar atento ao número de ofertas vendidas e agendamento dos clientes, para que não se venda além da capacidade, gerando um transtorno desnecessário.

Faça outras ofertas!

Caso seja possível e na grande maioria dos casos é sim possível, faça uma oferta de um outro produto ou serviço para esse cliente, assim você imediatamente consegue uma nova venda e uma nova receita para sua empresa.

Faça ofertas relacionadas, caso você tenha uma clínica de estética e a sua oferta promocional seja um tratamento facial de pele, quando o cliente chegar na clínica, durante o tratamento poderá ser ofertado outro tratamento mais completo, ou um para o corpo por exemplo, o ideal é que a nova oferta esteja relacionada.

Essa é uma estratégia simples e que muitas vezes é pouca utilizada pelas empresas, mas que se feita da maneira correta com certeza aumentará as suas vendas.

Conclusão

Se a intenção do empresário ao fazer uma oferta como essa é gerar um lucro para a empresa, na verdade ele precisa de um Consultor em Marketing Digital, pois esse profissional sim irá traçar ações a serem tomadas, analisar a empresa e desenhar os melhores caminhos para conseguir esse objetivo.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a entender como funciona os sites de compras coletivas, se você é um empresário e precisa vender mais, precisa aumentar os lucros da sua empresa e ter negócios sendo gerados diariamente, entre em contato comigo, vamos conversar, me conte um pouco mais sobre a sua empresa, que eu irei lhe ajudar.

Conheça alguns dos meus serviços:

Consultoria em SEO

Campanhas de vendas online

analise gratuita

 

Vicente Barreto

Empreendedor, consultor de marketing digital e especialista em vendas online.

Pin It on Pinterest

Share This